Boas práticas para basculamento seguro do caminhão
O basculamento do caminhão está acontecendo como deveria? O caminhão está estável? A carga está sendo descarregada de maneira segura?
Muitos motoristas se perguntam isso na hora do basculamento, seja por desconhecimento, seja pela falta de prática. Afinal, bascular o caminhão de maneira indevida causa acidentes, danifica os componentes do caminhão e atrasa o trabalho.
Saiba que algumas dicas podem fazer toda a diferença neste momento. Por isso, vamos apresentar as melhores práticas para o basculamento do caminhão, tudo para garantir que você faça o trabalho com segurança e alto rendimento.
Por que evitar a prática do chicoteamento?
Imagine a seguinte situação: você está pronto para descarregar uma carga de areia. Tudo parece normal, mas, ao levantar a caçamba, percebe que parte do material está preso ou grudado.
Para resolver rápido, você decide balançar a caçamba para frente e para trás, tentando liberar o material obstruído. Essa prática, conhecida como chicoteamento, pode parecer uma solução, mas é a raíz de um grande problema.
No cilindro hidráulico do basculante, o chicoteamento coloca uma pressão enorme. Os movimentos bruscos podem entortar componentes ou até ceder, causando danos sérios e caros.
Além disso, um cilindro danificado pode resultar em um sistema hidráulico comprometido, significando mais tempo de parada para reparos e menos tempo trabalhando.
Se algum material ficar preso, use ferramentas apropriadas, sem recorrer ao chicoteamento. Assim, você protege o caminhão, economiza dinheiro com reparos e garante que o trabalho seja feito de maneira segura e eficiente.
Subir e descer a caçamba indevidamente: o que pode acontecer?
O basculamento incorreto traz muitas razões para dores de cabeça e o prejuízo está entre elas.
Afinal, bascular indevidamente tem várias consequências indesejadas:
• Lateralização da caçamba pela inclinação excessiva ao descarregar materiais;
• Tombamento do caminhão;
• Danos parciais e totais no sistema hidráulico;
• Desgaste prematuro de componentes do kit hidráulico;
• Risco elevado de acidentes de trabalho, resultando em tempo de inatividade;
• Atrasos e interrupções do trabalho;
• Falhas operacionais que causam despesas adicionais elevadas;
• Danos à carga e ao local de descarga.
Por isso, o controle total da caçamba é indispensável durante o basculamento. Abaixo, conheça as melhores práticas para ficar longe destes cenários.
Basculamento seguro do caminhão: recomendações e boas práticas
Bascular o caminhão exige uma série de cuidados preventivos e segui-los é a garantia de uma tarefa bem executada. Preparado para conferir a lista?
Distribuição uniforme da carga
Tenha certeza de que a carga está bem distribuída na caçamba antes de iniciar o basculamento. Pense, com antecedência, na ordem de descarga dos materiais, como também no peso.
Uma carga desbalanceada gera instabilidade, aumentando o risco de tombamento.
Manutenção regular do kit hidráulico
Mantenha o kit hidráulico do caminhão em boas condições com manutenção regular. Os cuidados básicos envolvem a troca de óleo e inspeção de cilindros, filtros e mangueiras.
A manutenção do sistema hidráulico em dia evita vazamentos e garante um desempenho seguro durante o basculamento.
Não sobrecarregar a caçamba
Muitos motoristas fazem isso com a promessa de evitar outras viagens. É uma situação que conhecemos como “o barato que custa caro”.
Jamais faça isso e siga as recomendações do fabricante, assim como as regulamentações vigentes. O excesso de peso danifica o sistema hidráulico, compromete a estabilidade do caminhão e aumenta o risco de acidentes.
Atenção com cargas úmidas
Cargas úmidas, como terra molhada ou areia, aumentam o peso em transporte e aderem às paredes da caçamba. Muitos motoristas recorrem ao chicoteamento, mas já explicamos que isso causa instabilidade.
Neste caso, bascule com calma e use ferramentas adequadas para manipular a carga, sem movimentos bruscos que danificam o kit hidráulico.
Bascular em áreas autorizadas e regulares
Sempre realize o basculamento em áreas autorizadas e devidamente preparadas. Terrenos irregulares não oferecem a estabilidade necessária para o basculamento.
Isolar arredores ao realizar o basculamento
Antes de iniciar o basculamento, isole e sinalize a área ao redor do caminhão para garantir que nenhuma pessoa ou veículo esteja próximo. Verifique também a presença de redes elétricas e fique longe dos postes.
Isso ajuda a prevenir acidentes e garantir a segurança de todos no local.
Não dirija com a caçamba levantada
Recomendações básicas também precisam ser reforçadas. Afinal, isso ainda acontece com mais frequência do que desejado.
Rodar com a caçamba levantada causa instabilidade no caminhão, além de danificar viadutos e vias públicas.
Muitos caminhões possuem alarmes sonoros e visuais para avisar o motorista sobre a caçamba levantada, mas busque verificar sempre.
Abrir a tampa traseira antes de iniciar o basculamento
Sempre abra a tampa traseira da caçamba antes de iniciar o basculamento para permitir que a carga seja descarregada por completo. Isso evita a retenção de material na caçamba e possíveis danos ao kit hidráulico.
Evitar o basculamento em climas instáveis
Evite realizar o basculamento durante condições climáticas adversas, como ventos fortes, chuvas intensas ou tempestades.
Viu só? Com simples cuidados, é possível executar um basculamento completo e em total segurança.
Continue visitando os portais da HVSUL para mais dicas de como cuidar do seu caminhão.