Caçamba do caminhão: a importância do controle total sobre a descida
Ao bascular a caçamba do caminhão, todo cuidado é pouco. O operador precisa estar no total controle da operação e ter as ferramentas necessárias para isso.
Afinal, os resultados negativos dos movimentos bruscos no basculamento são muitos, mas o denominador comum é um só: prejuízo para o bolso. Afinal, esses problemas levam a reparos caros e tempo de inatividade.
Neste texto, você vai conhecer a solução ideal para manter o domínio durante o basculamento, para uma operação segura, eficiente e sem custos desnecessários.
Basculamento sem controle: o que pode acontecer com o seu caminhão
O basculamento sem controle pode resultar em situações sérias (e caras) para o seu caminhão. Quer conhecer alguns exemplos?
• Tombamento do caminhão pela descida brusca;
• Os componentes do caminhão sofrem desgaste prematuro;
• O descarregamento irregular da caçamba pode resultar em perda de material;
• Movimentos repentinos e descontrolados ainda danificam a superfície de descarga;
• Riscos de acidentes no operador e em terceiros causados pela instabilidade;
• Danos frequentes resultam em altos custos de manutenção.
• Acidentes e falhas mecânicas causam atrasos e ineficiência.
O sistema hidráulico, especialmente o cilindro, é quem mais sofre com as descidas bruscas da caçamba. Então, tenha certeza de que não está sobrecarregando os componentes do caminhão ao realizar movimentos suaves e controlados.
O acionamento a cabo da caçamba permite o controle total no basculamento?
O acionamento a cabo é um sistema antigo e vem embarcado de fábrica em muitos caminhões. Porém, o modelo pode não fornecer o controle total necessário durante o basculamento.
Esse método é menos preciso, aumentando o risco de movimentos bruscos e consequentes danos ao equipamento.
A solução atualizada e mais eficaz é o controle pneumático, conhecido como “maneco”, por conta das seguintes vantagens:
• Controle suave e preciso da caçamba;
• Operação mais segura e eficiente;
• Redução do risco de danos à carga, ao caminhão e à superfície de descarga.
• Aumento da vida útil do equipamento e do sistema hidráulico do caminhão;
• Evita trocas recorrentes por conta do funcionamento indevido.
• Economia de custos com reparos e manutenção.
Com o controle pneumático, o operador tem maior domínio sobre o basculamento, otimizando o processo de descarga.
Joystick Hyva: única solução do mercado que oferece controle total
O comando pneumático da HVSUL garante um basculamento controlado, de modo que a carga da caçamba seja descarregada de maneira uniforme e segura, com muita estabilidade e segurança de todos ao redor.
Entre suas características, destacamos:
• Válvula direcional Hyva original, garantindo precisão e controle total;
• Compatibilidade com diversos tipos de implementos, como caçambas e rodotrens;
• Sistema completo de controle de descarga;
• Sistema de segurança integrado, com sensores e paradas de emergência;
• Durabilidade superior em relação aos concorrentes, com vida útil prolongada;
• Fabricado com materiais de alta qualidade, superando qualquer joystick no Brasil;
• É versátil para diferentes tipos de operação de descarga de materiais.
A Resolução CONTRAN 859/2021, que tratava de adaptações para caminhões basculantes, pode ter removido a obrigatoriedade do item, mas ainda recomendamos o uso de equipamentos seguros, como joysticks, para operações livres de acidentes.
Como instalar o joystick Hyva?
O processo de ligação do joystick em caminhões automáticos é muito simples. Basta seguir as siglas que aparecem no fundo do próprio dispositivo:
• LOW: mangueira para realizar a descida da caçamba;
• TIP: mangueira para levantar a caçamba;
• IN: indica a entrada de ar contínuo;
• OUT: saída de ar para fora da cabine do caminhão;
A entrada indicada para PTO não é utilizada em caminhões automáticos, pois o acionamento ocorre por uma tecla instalada no painel. A instalação deste controle acontece durante a parametrização do caminhão na concessionária.
Além disso, a válvula ao lado do joystick funciona para ativar o desvio de fluxo de óleo da caçamba.
Como operar o joystick Hyva?
Para operar o joystick Hyva, siga estas instruções básicas:Ligue o caminhão e ative o sistema hidráulico.
1. O joystick deve estar na posição central (neutro).
2. Acione a embreagem e pressione o botão ao lado do joystick (tomada de força).
3. Levante a válvula da tomada de força.
4. Verifique se a luz vermelha do joystick está acesa.
5. Desloque o joystick para a posição desejada: levantar, neutro e descer.
6. O joystick para cima fará a caçamba subir e para baixo descer.
7. Após completar o basculamento, coloque o joystick na posição neutra novamente
Sempre comece a operação com o joystick na posição neutra e tenha este mesmo cuidado para ativar a tomada de força.
Isso fará com que seu dispositivo funcione como deveria e evitará danos prematuros. Quando o joystick é usado corretamente, o controle dura muito mais, garantindo o retorno do investimento realizado na peça.
Viu como é simples? Com o joystick Hyva, você está no controle o tempo todo. Entre em contato conosco e fale com a distribuidora Hyva número 1 no Brasil.