Caminhões brasileiros e americanos: por que são tão diferentes?
Já reparou como os caminhões brasileiros são bem diferentes dos que a gente vê nos filmes americanos?
Pois é, tem várias razões pra isso. Desde o tamanho da cabine até o tipo de carga, tem muita coisa que muda entre os caminhões que rodam por aqui e aqueles que a gente vê nos Estados Unidos (EUA).
Seja pelo tamanho das estradas, a legislação ou mesmo as necessidades de cada país, as diferenças têm explicação. Confira!
Brasil e EUA: principais diferenças entre caminhões
Os caminhões americanos são tão grandes e robustos que chegam a assustar. Até o diretor Steven Spielberg já fez um filme de suspense (“Encurralado”) colocando o caminhão como vilão.
No filme, você vai encontrar um típico caminhão dos EUA e abaixo vamos listar as principais diferenças entre os padrões americanos e brasileiros.
Formato frontal e localização do motor
Os caminhões "bicudos" são aqueles com o motor à frente da cabine. Esse formato é muito comum nos Estados Unidos e tem algumas vantagens, como uma melhor distribuição de peso e maior facilidade de manutenção do motor.
Já os caminhões "cara-chata", populares no Brasil, têm o motor localizado abaixo ou atrás da cabine. Esse design compacto é indicado para as condições das estradas brasileiras, onde manobrabilidade e economia de espaço são indispensáveis.
Alcance de velocidade
Nos Estados Unidos, os caminhões são projetados para altas velocidades em rodovias extensas e planas, com motores potentes.
Lembrando que o próprio formato “bicudo” favorece a dirigibilidade em alta velocidade com segurança. Lá, o caminhão pode atingir 85 milhas por hora, o padrão no país. Isso equivale a 137 km/h.
Já os caminhões brasileiros são projetados para rodar em rodovias irregulares, sendo que a própria legislação limita a velocidade em 90 km/h em vias nacionais.
Condições das rodovias
As rodovias americanas são mais abertas, com mais vias e bem conservadas, permitindo caminhões maiores e mais pesados.
As caçambas basculantes, no Brasil, têm mais dificuldade para rodar, pois as estradas são estreitas e mal mantidas.
Tamanho da cabine: mais conforto ao motorista
Os caminhões americanos têm cabines espaçosas e bem equipadas, com muitas comodidades para longas viagens. É realmente uma segunda casa para o motorista.
No Brasil, as cabines são mais compactas devido às restrições de tamanho.
Casa sobre rodas: por que os EUA permitem cabines mais espaçosas?
Você deve ter visto que, nos EUA, os caminhões são bem extensos. Isso é permitido porque cada estado norte-americano possui suas próprias leis de regulamentação para veículos pesados, abrindo espaço para variações no tamanho total permitido.
A legislação americana ainda considera apenas a carreta ao determinar o tamanho do caminhão, excluindo o cavalo mecânico. Assim, os caminhões circulam com cabines mais espaçosas.
Por aqui, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que a dimensão total do caminhão é definida pelo conjunto (cavalo mecânico e a carreta).
Como consequência, as montadoras preferem diminuir o tamanho da cabine e maximizar o espaço da carga e armazenamento, tornando os caminhões mais economicamente viáveis. É por isso que temos o padrão compacto de hoje nas estradas brasileiras.
A influência das leis europeias nos caminhões do Brasil
A influência das leis europeias nos caminhões daqui é forte. Muitos modelos brasileiros são derivados do padrão da União Europeia (UE), afastando-os ainda mais do padrão norte-americano.
As cidades antigas e estradas estreitas da Europa exigem que os caminhões tenham o frontal achatado, assim como vemos no Brasil.
Por aqui, as estradas são mais amplas do que na Europa, mas podemos dizer que as limitações em tamanho e formato foram uma herança histórica que permaneceu.
É caro importar um caminhão dos Estados Unidos?
Se você é apaixonado por caminhões bicudos e mais potentes, talvez seja o seu sonho investir em um veículo importado. Porém, o valor é alto, pois está atrelado ao dólar, além de tarifas, impostos e burocracias.
As peças de reposição são outros motivos que tornam a manutenção de um caminhão importado com um custo ainda mais elevado.
A boa notícia é que uma nova regra do Contran, publicada em dezembro de 2023, revisou as especificações para o dimensionamento dos caminhões no Brasil. Anteriormente limitada de para-choque a para-choque, a regulamentação favorecia os caminhões "cara-chata".
Com as mudanças, abre-se espaço para caminhões "bicudos", com motor à frente da cabine. Isso vai aumentar o comprimento máximo permitido, de 18,60 para 19,30 metros.
Os caminhoneiros brasileiros estão celebrando a notícia, que pode trazer os bicudos, o padrão norte-americano, de volta para o Brasil. Precisamos esperar pela aprovação do Projeto de Lei, que está tramitando no Parlamento nacional. Vamos aguardar.
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