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Caminhões brasileiros e americanos: por que são tão diferentes?

Por que os caminhões do Brasil têm uma cabine tão compacta? Saiba a resposta desta pergunta e outras curiosidades sobre veículos pesados neste artigo.
Papo de Caminhoneiro
Publicado: 18 de Junho de 2024
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Caminhões brasileiros e americanos: por que são tão diferentes?

Já reparou como os caminhões brasileiros são bem diferentes dos que a gente vê nos filmes americanos? 

Pois é, tem várias razões pra isso. Desde o tamanho da cabine até o tipo de carga, tem muita coisa que muda entre os caminhões que rodam por aqui e aqueles que a gente vê nos Estados Unidos (EUA). 

Seja pelo tamanho das estradas, a legislação ou mesmo as necessidades de cada país, as diferenças têm explicação. Confira!

 

Brasil e EUA: principais diferenças entre caminhões

 

Os caminhões americanos são tão grandes e robustos que chegam a assustar. Até o diretor Steven Spielberg já fez um filme de suspense (“Encurralado”) colocando o caminhão como vilão.

No filme, você vai encontrar um típico caminhão dos EUA e abaixo vamos listar as principais diferenças entre os padrões americanos e brasileiros.

Formato frontal e localização do motor

Os caminhões "bicudos" são aqueles com o motor à frente da cabine. Esse formato é muito comum nos Estados Unidos e tem algumas vantagens, como uma melhor distribuição de peso e maior facilidade de manutenção do motor.

Já os caminhões "cara-chata", populares no Brasil, têm o motor localizado abaixo ou atrás da cabine. Esse design compacto é indicado para as condições das estradas brasileiras, onde manobrabilidade e economia de espaço são indispensáveis.

Alcance de velocidade

Nos Estados Unidos, os caminhões são projetados para altas velocidades em rodovias extensas e planas, com motores potentes. 

Lembrando que o próprio formato “bicudo” favorece a dirigibilidade em alta velocidade com segurança. Lá, o caminhão pode atingir 85 milhas por hora, o padrão no país. Isso equivale a 137 km/h.

Já os caminhões brasileiros são projetados para rodar em rodovias irregulares, sendo que a própria legislação limita a velocidade em 90 km/h em vias nacionais.

Condições das rodovias

As rodovias americanas são mais abertas, com mais vias e bem conservadas, permitindo caminhões maiores e mais pesados. 

As caçambas basculantes, no Brasil, têm mais dificuldade para rodar, pois as estradas são estreitas e mal mantidas.

Tamanho da cabine: mais conforto ao motorista

Os caminhões americanos têm cabines espaçosas e bem equipadas, com muitas comodidades para longas viagens. É realmente uma segunda casa para o motorista.

No Brasil, as cabines são mais compactas devido às restrições de tamanho.

 

Casa sobre rodas: por que os EUA permitem cabines mais espaçosas?

Caminhão americano rodando em uma rodovia deserta e montanhosa.

Você deve ter visto que, nos EUA, os caminhões são bem extensos. Isso é permitido porque cada estado norte-americano possui suas próprias leis de regulamentação para veículos pesados, abrindo espaço para variações no tamanho total permitido.

A legislação americana ainda considera apenas a carreta ao determinar o tamanho do caminhão, excluindo o cavalo mecânico. Assim, os caminhões circulam com cabines mais espaçosas.

Por aqui, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que a dimensão total do caminhão é definida pelo conjunto (cavalo mecânico e a carreta).

Como consequência, as montadoras preferem diminuir o tamanho da cabine e maximizar o espaço da carga e armazenamento, tornando os caminhões mais economicamente viáveis. É por isso que temos o padrão compacto de hoje nas estradas brasileiras.

 

A influência das leis europeias nos caminhões do Brasil

 

A influência das leis europeias nos caminhões daqui é forte. Muitos modelos brasileiros são derivados do padrão da União Europeia (UE), afastando-os ainda mais do padrão norte-americano. 

As cidades antigas e estradas estreitas da Europa exigem que os caminhões tenham o frontal achatado, assim como vemos no Brasil.

Por aqui, as estradas são mais amplas do que na Europa, mas podemos dizer que as limitações em tamanho e formato foram uma herança histórica que permaneceu.

 

É caro importar um caminhão dos Estados Unidos?

 

Se você é apaixonado por caminhões bicudos e mais potentes, talvez seja o seu sonho investir em um veículo importado. Porém, o valor é alto, pois está atrelado ao dólar, além de tarifas, impostos e burocracias.

As peças de reposição são outros motivos que tornam a manutenção de um caminhão importado com um custo ainda mais elevado.

A boa notícia é que uma nova regra do Contran, publicada em dezembro de 2023, revisou as especificações para o dimensionamento dos caminhões no Brasil. Anteriormente limitada de para-choque a para-choque, a regulamentação favorecia os caminhões "cara-chata". 

Com as mudanças, abre-se espaço para caminhões "bicudos", com motor à frente da cabine. Isso vai aumentar o comprimento máximo permitido, de 18,60 para 19,30 metros.

Os caminhoneiros brasileiros estão celebrando a notícia, que pode trazer os bicudos, o padrão norte-americano, de volta para o Brasil. Precisamos esperar pela aprovação do Projeto de Lei, que está tramitando no Parlamento nacional. Vamos aguardar.

 

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