DISTRIBUIDOR AUTORIZADO HYVA Logotipo
Menu
Busca
SOLICITAR ORÇAMENTO

Parametrização da tomada de força: por que é tão importante para o basculamento seguro?

Entenda a importância da parametrização da tomada de força para garantir um basculamento seguro e eficiente em caminhões basculantes.
Papo de Caminhoneiro
Publicado: 09 de Outubro de 2024
  • Compartilhe esta matéria
  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Linkedin
Parametrização da tomada de força: por que é tão importante para o basculamento seguro?

A parametrização da tomada de força garante que o basculamento da caçamba seja seguro e eficiente. Na verdade, é um mecanismo indispensável em qualquer veículo que necessita de força hidráulica.

Além disso, a tomada de força assegura que a potência necessária para bascular seja distribuída corretamente, evitando falhas mecânicas que podem colocar você, a carga, sua ferramenta de trabalho e os outros em risco.

Então, conversar sobre esse assunto e realizar a parametrização da tomada de força é, acima de tudo, um cuidado preventivo. Afinal, segurança e eficiência na estrada começam com a atenção aos detalhes. 

 

Tomada de força: você sabe o que é?

 

A tomada de força é responsável por transferir a energia do motor do caminhão para operar sistemas hidráulicos, como os que controlam a elevação e descida da caçamba. 

Em termos técnicos, a tomada de força é um dispositivo acoplado ao câmbio do caminhão e usa um conjunto de engrenagens para transmitir a energia do motor para a bomba hidráulica e outros componentes.

Sem uma tomada de força, e sua parametrização adequada, o sistema hidráulico não poderia realizar essas operações com eficiência e segurança. Assim, o componente torna-se essencial ao evitar acidentes e garantir a durabilidade dos componentes.

 

Devo seguir as recomendações do fabricante sobre a tomada de força?

 

Sim, seguir as recomendações do fabricante sobre a tomada de força é indispensável. 

A posição de montagem é específica para cada tipo de câmbio e não pode ser alterada. Estamos falando de uma configuração única para cada modelo de caminhão. 

Além disso, cada tomada de força tem um sentido de rotação determinado pela combinação do câmbio e do próprio implemento, em uma posição sincrônica entre os componentes. 

Desse modo, seguir as orientações do fabricante garante que o componente funcione de maneira correta, evitando danos precoces e garantindo a eficiência do sistema hidráulico.

 

Parametrização da tomada de força e a garantia do câmbio: qual é a relação?

 

A parametrização da tomada de força protege o sistema hidráulico em caminhões basculantes. 

Quando o procedimento ocorre, a energia do motor é transferida para a bomba hidráulica, que terá a potência necessária para realizar o basculamento.

Se a parametrização não for realizada corretamente, falhas na operação do sistema hidráulico podem ocorrer, sem mencionar a perda da garantia do câmbio. Afinal, o câmbio, neste caso, fica submetido a esforços excessivos. 

 

Por que devemos evitar a ligação direta?

 

Muitos caminhoneiros ainda optam por realizar a ligação direta, seja por desconhecimento ou pressa para realizar atividades.

Apesar de ser uma solução temporária para manter o caminhão operando, pode causar sérios danos a longo prazo. 

A ligação direta é muito prejudicial, pois pode:

• Sobrecarregar e danificar componentes do sistema hidráulico e motor; 
• Comprometer a segurança do basculamento;
• Anular a garantia do veículo e componentes;
• Reduzir a eficiência operacional. 

Se a ligação direta no câmbio for realizada, o equipamento não irá operar com a eficiência desejada. Sendo assim, para cuidar bem do seu caminhão, fique longe de soluções temporárias. A conta sempre chega no futuro.

 

Como e quando realizar a parametrização da tomada de força?

 

Sem a parametrização, você não consegue acionar o sistema hidráulico e ainda corre o risco de perder a garantia de componentes.

Se tem dúvidas sobre a frequência e quem procurar para executar a parametrização, fique atento às informações abaixo.

Para caminhões automáticos e automatizados

Para estes modelos, a parametrização é essencial para garantir a integração correta da tomada de força com o sistema hidráulico, sem causar danos à caixa de câmbio.

Profissionais que executam a venda do kit hidráulico estão capacitados para definir qual é a tomada de força compatível com o caminhão automático, sempre seguindo as recomendações do fabricante. 

Na concessionária: parametrização da tomada de força original

Normalmente, a tomada de força já vem parametrizada de fábrica, dispensando ajustes adicionais.

Em outras palavras, a parametrização acontece já na concessionária, garantindo que o procedimento seja feito corretamente e dure para sempre.

Precisa de manutenção?

A manutenção regular da tomada de força garante o funcionamento eficiente do sistema hidráulico. 

Então, o caminhoneiro deve verificar periodicamente o nível de óleo, inspecionar as conexões e engrenagens, procurar por desgastes e escutar ruídos anormais. 

Realizar manutenção preventiva ajuda a evitar falhas, prolonga a vida útil dos componentes e assegura operações seguras e confiáveis.

 

Acompanhe os canais da HVSUL e cuide do seu caminhão

 

Sistema hidráulico da HVSUL acoplado a um caminhão basculante.

A correta parametrização assegura que a tomada de força funcione harmoniosamente com o câmbio. É um procedimento que protege tanto o equipamento, quanto a cobertura da garantia.

Essas informações ajudam você a manter o seu caminhão sempre pronto para rodar, mas nem sempre são divulgadas. 

Como resultado, o caminhoneiro encontra custos elevados de manutenção e perda de garantia de componentes.

Por isso, sempre estamos trazendo informações de qualidade e que podem prolongar a vida útil do sistema hidráulico.

Continue acompanhando o blog da HVSUL e fique por dentro de todas as informações sobre o basculamento seguro do seu caminhão.

Carregando

Carregando

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ACEITAR E FECHAR