Qual é a diferença entre estepe e quinta roda?
Afinal, estepe e quinta roda são a mesma coisa? Por mais simples que a diferença possa parecer, muita gente ainda confunde os dois componentes.
Porém, eles realmente têm algo em comum: ambos são indispensáveis para a segurança nas estradas.
Para não confundir mais, vamos explicar quais são as funções e características do estepe e quinta roda.
Não é a mesma coisa: comparando o estepe com a quinta roda
Como mencionado acima, o estepe e a quinta roda têm funções distintas. Para entender bem a distinção entre os componentes, acompanhe suas definições a seguir.
-
Para que serve o estepe?
O estepe funciona como uma reserva de segurança para substituição de um pneu furado ou danificado.
Geralmente, o pneu reserva fica armazenado em um compartimento no interior da carroceria. Pode também ser guardado no exterior da cabine, desde que bem fixado.
É utilizado apenas em situações emergenciais quando um dos pneus principais está comprometido.
-
Para que serve a quinta roda?
A quinta roda é um componente de acoplamento com a função de conectar o caminhão ao conjunto de carretas.
Para isso, a quinta roda é instalada na parte traseira do cavalo mecânico, unindo-se à carreta com parafusos de fixação.
Assim, a quinta roda permite a manobrabilidade e a estabilidade do conjunto caminhão-reboque, características essenciais para transporte de cargas pesadas.
Viu só? A quinta roda do caminhão e o estepe são totalmente diferentes. Enquanto o estepe é um pneu sobressalente que garante mobilidade em imprevistos, a quinta roda funciona para conectar o cavalo mecânico à carreta.
O estepe é obrigatório em caminhões?
Sim, o estepe é obrigatório em caminhões, assim como em outros veículos. É importante divulgar a informação, pois muitos caminhoneiros não dão a devida atenção a este componente.
A legislação, regulamentada pela CONTRAN, exige que todos os caminhões estejam equipados com pelo menos um pneu sobressalente em boas condições.
Quantos estepes o caminhão precisa ter?
Apesar de estabelecer a obrigatoriedade, a legislação não define parâmetros em relação à quantidade de pneus reservas.
Além disso, a norma abrange apenas o cavalo mecânico. Ou seja, não prevê nenhuma exigência específica para a carreta.
Quinta roda do caminhão: principais características
A quinta roda é um componente fabricado em aço-carbono para evitar a corrosão e o desgaste prematuro.
O material confere durabilidade ao equipamento que, com manutenção preventiva e cuidado, pode durar até uma década.
É claro que, quando falamos na durabilidade de componentes, o uso intensivo e particular pode diminuir a vida útil do equipamento.
Além disso, as quintas rodas são testadas pelo Inmetro antes de chegar ao consumidor. Então, as peças que temos hoje no mercado são resistentes e com excelente qualidade.
Quais são os modelos de quinta roda no mercado hoje?
Existem quintas rodas de 2 e 3,5 polegadas e cada modelo tem um uso específico.
-
Quinta roda de 2’’
É o tamanho mais comum para o transporte rodoviário pesado. Oferece uma boa combinação de resistência e flexibilidade. A maioria dos bitrens, que rodam em rodovias e áreas urbanas, usam este modelo.
-
Quinta roda de 3.5’’
Este tamanho é utilizado em operações que exigem uma capacidade de carga maior, como transporte de cargas extremamente pesadas.
É indicado ainda para áreas de difícil dirigibilidade, com aplicações florestais e canavieiras. Os tritrens costumam usar o modelo.
Quais são os principais cuidados com a quinta roda?
Manter a quinta roda em perfeitas condições é obrigatório para rodar com segurança. Afinal, o componente garante a estabilidade do conjunto quando está em movimento.
Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para garantir o perfeito funcionamento da quinta roda.
- Inspeção regular
Assim como outras peças de reposição, a quinta roda exige atenção constante. Por isso, não esqueça de verificar periodicamente o seu estado para garantir que não haja desgastes, rachaduras ou danos.
- Lubrificação adequada
É preciso aplicar lubrificante na região da quinta roda, conforme as recomendações do fabricante. Isso garante o bom funcionamento dos mecanismos e evita desgastes prematuros.
Vale lembrar que a quinta roda possui placas autolubrificantes. Porém, isso não elimina a necessidade de lubrificar. Apenas diminui a frequência desta etapa da manutenção.
-
Checagem de acoplamento
Sempre confirme se a conexão entre a quinta roda e o reboque ou carreta está segura e corretamente alinhada antes de iniciar a viagem.
-
Manutenção da área de contato
Tal como a manutenção do kit hidráulico precisa ser feita regularmente, a quinta roda tem a mesma necessidade.
Sendo assim, é preciso manter a área limpa e livre de sujeira ou detritos que possam interferir no acoplamento e funcionamento adequado.
Esses cuidados ajudam a garantir a segurança e a eficiência do acoplamento entre o caminhão e o reboque, prevenindo problemas durante o transporte.
Acompanhe os canais da HVSUL e cuide bem do seu caminhão
A HVSUL oferece uma série de canais de comunicação, nos quais você pode encontrar dicas valiosas de manutenção, orientações sobre o uso dos nossos produtos e novidades do setor de transporte.
Ao seguir nossos canais, você terá acesso a conteúdos exclusivos que ajudarão a prolongar a vida útil do seu caminhão e a otimizar o desempenho.
Continue acompanhando o blog da HVSUL para conferir mais informações e curiosidades sobre a vida na estrada.