DISTRIBUIDOR AUTORIZADO HYVA Logotipo
Menu
Busca
SOLICITAR ORÇAMENTO

Economia de combustível: dicas que não pesam no seu bolso

Enfrenta muitas despesas com diesel? Coloque estas dicas em prática e comece a economizar combustível hoje mesmo.
Viva Bem Na Estrada
Publicado: 17 de Agosto de 2024
  • Compartilhe esta matéria
  • Compartilhe no WhatsApp
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Linkedin
Economia de combustível: dicas que não pesam no seu bolso

Quem aí não se interessa pela economia de combustível? Afinal, a vida na estrada não é fácil. São muitas horas ao volante, noites mal dormidas e o desafio constante de controlar os custos

O combustível é uma das maiores despesas para o caminhoneiro, mas existem formas simples de reduzir esse gasto sem prejudicar o trabalho.

É como dizem, cada litro economizado é dinheiro a mais no seu bolso. Por isso, queremos compartilhar dicas para te ajudar. 

São sugestões que não exigem muito esforço, mas que podem aliviar o custo de se estar na estrada todos os dias. 

Vamos nessa? Leia até o fim e você vai conseguir rodar mais e gastar menos.

 

1. Não esqueça de calibrar os pneus

 

Pneus murchos aumentam o atrito com a estrada. O resultado? O motor trabalha mais e gasta mais combustível. Então, sempre verifique a pressão dos pneus, pelo menos uma vez por semana. 

Esse é um hábito importante não só para economizar combustível, mas também para fazer os pneus e outros componentes do caminhão durarem mais.

 

2. Deixe a manutenção do caminhão sempre em dia

 

A manutenção preventiva é um investimento que vale a pena. Não entenda isso como gasto, mas como um cuidado com a sua ferramenta de trabalho.

A manutenção do kit hidráulico, juntamente com a troca de óleo, verificação de filtros de ar e de combustível são cuidados que devem acontecer com muita frequência. 

Componentes bem cuidados funcionam melhor e consomem menos combustível. Mas sabe qual é a melhor parte? A manutenção regular ajuda a evitar quebras inesperadas. Isso sim é caro para o seu bolso.

 

3. Não use o ponto morto

 

A famosa prática de “andar na banguela” para economizar combustível não passa de um mito. Porém, muitos caminhoneiros ainda têm esse hábito, sem saber que estão prejudicando a sua ferramenta de trabalho.

Rodar em ponto morto em declives gasta ainda mais combustível no momento de reacelerar o caminhão. Além disso, há o desgaste dos componentes, especialmente os freios, que ficam sobrecarregados.

Para quem insiste, a prática é uma infração média, resultando em multas, pontos na carteira de motorista e, até mesmo, na retenção do caminhão.

 

4. Preste atenção à carga

 

Os componentes do caminhão trabalham mais do que precisam quando não existe uma distribuição equilibrada dos itens em transporte.  

Além disso, jamais rode com excesso de carga. Quanto mais pesado o caminhão for, mais combustível será necessário. 

É claro que isso resulta em desgaste do veículo, sem mencionar os riscos à segurança e a possibilidade de multas. 

Quer economizar? Respeite as limitações do caminhão.

 

5. Planeje a sua rota

 

Planejar a rota antes de sair faz uma grande diferença no consumo de combustível. Use um GPS para encontrar o caminho mais curto e evitar congestionamentos. 

Outras recomendações envolvem evitar estradas com muitas subidas e trechos irregulares, se possível. 

Uma rota bem definida economiza tempo, combustível e reduz o estresse da viagem. O melhor: impede que imprevistos comprometam a qualidade do seu trabalho.

 

6. Faça pesquisas de preço

 

Antes de abastecer, faça pesquisas de preços nos postos de combustível ao longo da sua rota. 

O combustível apresenta muitas variações de preços, de um dia para o outro ou de um estado para outro. Então, economiza quem tem paciência de pesquisar.

Pequenas diferenças no preço por litro podem resultar em grandes economias no final do mês. 

 

7. Mantenha a mesma velocidade ao volante

 

Manter uma velocidade moderada e constante ajuda a economizar combustível, além de trazer outras vantagens, como aumentar a vida útil do caminhão e garantir a segurança no trânsito.

Então, evite movimentos bruscos, pois essas ações aumentam o consumo de diesel.

 

8. Faça parte de programas de fidelidade

 

Participar de programas de fidelidade dos postos de combustível pode gerar boas economias. No Brasil, existem três programas de destaque: KMV dos Postos Ipiranga, Petrobras Premmia e o Shell Box.

Esses programas oferecem descontos, pontos ou recompensas para clientes que vivem nas estradas, em especial, para os caminhoneiros. Cada centavo economizado conta no fim do mês.

Que tal começar a economizar hoje mesmo? 

 

Dicas de economia é com a HVSUL!

 

Quando o assunto é economia, a HVSUL está ao seu lado para oferecer as melhores dicas.

Com nosso profundo conhecimento dos desafios enfrentados por quem está na estrada todos os dias, trazemos orientações práticas que ajudam a reduzir despesas.

Visite nosso blog e comece a economizar mais!

 

Carregando

Carregando

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações, leia nossa Política de Privacidade atualizada.

ACEITAR E FECHAR